O IBRACEM - Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento é uma pessoa jurídica de direito privado, sem cunho político ou partidário e sem qualquer relação com Órgãos Governamentais.
Foi reconhecido pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), através do Ministério da Justiça, conforme Processo MJ nº 08000.021340/2015-71, publicado no Diário Oficial da União de 11/09/2015, tendo como principal objetivo a promoção da ética e do desenvolvimento econômico e social.
O IBRACEM é uma Entidade de Interesse Público com modelo de gestão sustentável, cuja geração de recursos possibilita o desenvolvimento e a expansão das atividades sem qualquer dependência de doações por parte da iniciativa privada ou de verbas governamentais destinadas a projetos de organizações sociais.
Missão
Ser referência nacional na construção de conceitos, criação de ferramentas e na implementação de programas de certificação legal e monitoramento de pessoas jurídicas, pessoas físicas e imóveis, proporcionando maior segurança nos negócios e elevados padrões de conduta e ética.
Visão
Desenvolver e apoiar continuamente programas e ações sustentáveis, com potencial para transformar vidas, contribuindo efetivamente para a promoção da ética e do desenvolvimento econômico e social do país.
Geração de recursos
A geração de recursos é proveniente de receitas da prestação de serviços especializados de certificação e monitoramento sobre a situação de regularidade de pessoas jurídicas, pessoas físicas e de imóveis, perante os Órgãos Competentes, que contribui efetivamente para a promoção da ética e do desenvolvimento econômico e social.
Toda a metodologia foi desenvolvida e validada pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, tendo sido considerada como uma importante ferramenta corporativa de compliance para toda a cadeia de negócios, eficiente para auxiliar na gestão de riscos financeiros, comerciais, cadastrais, fiscais, tributários, trabalhistas e legais, entre outros.
Segundo a FGV, o mecanismo de atestação do IBRACEM, por meio da Certificação Legal e Monitoramento relativo a Avaliação de Conformidade Legal, objetiva assegurar adequado grau de confiança nos negócios, com a menor intervenção governamental possível e ao menor custo, gerando valor para toda a sociedade.