Principais membros da nossa equipe multidisciplinar

 

Administração:

  • EVANDRO TENCA

    Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV); Administrador pela FEA-USP, Pós-Graduado em Marketing pelo W. Goethe Universität em Frankfurt, Alemanha; professor de cursos de pós-graduação na FGV, USP e Mauá; coordenador do curso de Mestrado Internacional em Gestão de Negócios da Universidade Steinbeis, na Alemanha; consultor de estratégia empresarial e gestão com mais de 22 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Faz parte da Diretoria do IBRACEM, com o cargo de Diretor de Planejamento Estratégico.

  • ROSMARY DELBONI

    Formada em Administração e Tecnologia da Informação, com especialização em Recursos Humanos e Responsabilidade Social. É Diretora da TECHSOCIAL, consolidou sua formação e experiências profissionais como executiva atuando por mais de 15 anos nas áreas de tecnologia e recursos humanos em grandes empresas dos setores agronegócio e serviços. Como consultora, atua em projetos de responsabilidades social e sustentabilidade, de forma ampla, para empresas de grande porte, tais como: Bradesco, Santander, CEMIG, SABESP, CELESC, Hering, Lojas Renner, Lojas Marisa, Laboratórios Sabin, entre outras. Faz parte do Conselho Consultivo do IBRACEM, exercendo o cargo de Vice-Presidente na área de Sustentabilidade.

  • MAURICIO GRASSESCHI

    Administrador de Empresas, formado pela Universidade Mackenzie, com especialização em Marketing pela FEA-USP e pós graduação em administração geral, professor universitário nas disciplinas de modelos de gestão, planejamento estratégico e liderança empresarial, possui mais de 25 anos de experiência profissional em gestão comercial, atuou em grandes empresas nacionais e multinacionais de diversos setores, tendo ocupado os cargos de gerente regional de vendas, gestor corporativo, gerente nacional de vendas e diretor executivo. É o responsável por difundir e consolidar o IBRACEM na Região Centro Oeste do País, fazendo parte da Diretoria, com o cargo de Diretor Regional.

  • ALEXANDRE DE OLIVA

    Administrador de Empresas pela FEA-USP, com MBA em Comércio Eletrônico pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE/FEA-USP e Pós Graduação em Marketing pela UC ACHIEVERS BUSINESS COLLEGE, na Austrália. Possui mais de 22 anos de experiência adquirida em multinacionais, como Banco Chase Manhattan e empresas diversos segmentos, tais como, mercado imobiliário, agências de propaganda, grandes varejistas, incorporadoras, empresa de tecnologia, tendo ocupado os cargos de coordenador, gerente de projetos, gerente de operações, gerente de marketing e diretor comercial. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de clientes diretos do IBRACEM, fazendo parte da Diretoria, com o cargo de Diretor de Marketing.

 

Economia:

  • JUAREZ RIZZIERI

    Pós Doutorado pela University of Houston System, UHSA, Texas, Estados Unidos; Doutor em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE/FEA-USP; Mestre em Economia pela Purdue University, Purdue, Indiana, Estados Unidos; Diretor Presidente da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de 05/1995 a 10/1999; Coordenador Adjunto do IPC/FIPE; Pesquisador, Professor e Examinador dos cursos de MBA, mestrado e doutorado no Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE/FEA-USP há mais de 40 anos; consultor e palestrante grandes grupos empresariais, multinacionais e instituições financeiras. É Presidente do Conselho Curador da FIPE e atualmente presta suporte técnico e estratégico para o IBRACEM, fazendo parte do Conselho Consultivo.

  • FRANCISCO D’ORTO

    Economista, com 38 anos de experiência em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais, Doutorando em Comunicação e Política pela PUC-SP, Mestre em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela PUC-SP, Coordenador do grupo de trabalho acadêmico da Comissão Brasileira de Relato Integrado(RI); Membro do Comitê Internacional de Normas Contábeis durante os anos de 1994, 1995, 1996, 1998 e 2003, 2004 e 2009 representando o Brasil na área de mercado de capitais, na UNCTAD/ISAR-ONU/Genebra-Suíça; Membro do Conselho de Gestores de Fundos, na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, Presidente do Conselho Diretor da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - APIMEC/SP. Coordenador do curso de MBA Comunicação e Relação com Investidores na FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (USP), com experiência internacional em grupos de pesquisa, formado por professores de universidades estrangeiras - Americanas, Européias e Asiáticas. Atualmente como Executivo do Mercado de Capitais, é Head de Avaliações de Empresas na CROWE HORWATH, 8ª maior rede global de firmas de auditoria, consultoria e contabilidade do Mundo e sócio da RISKCORP Governança Corporativa, especializada em processo de fusões e aquisições (M&A) e avaliação de empresas (valuation). Já exerceu os cargos de diretor administrativo e financeiro, gerente de fusões e aquisições e gerente sênior, em grandes empresas, como CITIGROUP- Citibank Brasil, DELOITTE e Arbi Seguros. Faz parte do Conselho Consultivo do IBRACEM, exercendo o cargo de Vice-Presidente na área de Mercado de Capitais.

 

Contabilidade:

  • JULIO BOTELHO

    Contabilista, inscrito no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo sob o nº 1SP148748/O-0 – CRC/SP, cursou faculdade de direito, possui mais de 30 anos de experiência, nas áreas contábil, fiscal, tributária, controladoria, auditoria, administrativa e financeira; especialista em planejamento tributário e membro do Instituto de Auditores Internos do Brasil, com registro sob o nº 1822182. Em sua trajetória profissional atuou em grandes empresas nacionais e multinacionais de diversos setores e como sócio de empresas de consultoria, exercendo os cargos de supervisor, gerente de auditoria, gerente de controladoria e diretor. Como consultor, já assessorou entidades de classe na elaboração de pareceres técnicos e estudos sobre gerenciamento de riscos e irregularidades no mercado, para diversos Órgãos do Governo, tais como Agência Nacional do Petróleo – ANP e Procuradoria Geral da República – PGFN, além de ter participado como expositor em Audiências Públicas no Congresso Nacional. Foi um dos fundadores do IBRACEM e faz parte da Diretoria, exercendo atualmente o cargo de Diretor Executivo.

  • DANIEL MESQUITA

    Contabilista, inscrito no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo sob o nº 1SP237246/O-2 – CRC/SP, com mais de 10 anos de experiência na execução e supervisão de rotinas e procedimentos fiscais e tributários, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, tendo exercido funções na área contábil e fiscal de uma das principais Redes de Franquias do País, como responsável por mais de 17 lojas em diversos municípios. Participou da fundação do IBRACEM e é responsável por supervisionar e coordenar uma equipe de consultores para as operações de monitoramento e certificação.

 

Engenharia:

  • MARCO ANTONIO FUJIHARA

    Engenheiro, com especialização pela Havard University, nas áreas de Política e Estratégia, Economia das Empresas Agrícolas e Florestais, e em Climate Change. Foi Diretor de Sustentabilidade da Pricewaterhousecoopers (PWC) no Brasil, com atuação na América Latina, Diretor de Recursos Naturais Renováveis do IBAMA, Coordenador de Produtos Florestais do Mercosul, Conselheiro do Climate Investment Fund – CIF (World Bank and MDBS) e Gestor do Fundo Brasil Sustentabilidade do Programa de Desenvolvimento Limpo do BNDES e Performa/Key de Inovação Tecnológica para Sustentabilidade. Especialista em Carbon Finance e Sustentabilidade Empresarial. É sócio da Aggrego Consultores e Diretor Executivo do IBRACEM – Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento.

  • WALTER LAUDISIO

    Engenheiro Mecânico, com especialização em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, com mais de 30 anos de experiência como executivo de grandes empresas nacionais e multinacionais, auditor ISO 9001 (Certificação de Produtos - RGCP e OCP - ISO/IEC17065), especialista e consultor de empresas no Brasil e no Exterior, nas áreas de Certificação INMETRO, ANATEL, IBAMA e Selo ENCE, sistemas de gestão, auditoria em certificação de sistemas de gestão, produtos, laboratórios e implementação de sistemas de Acreditação junto ao INMETRO (CGCRE). Ministrou diversas palestras e treinamentos no Brasil e no Exterior, tendo exercido os cargos de Diretor de Certificação de Produtos, Diretor Comercial e Superintendente, foi Vice-Presidente do Conselho de Acreditação do INMETRO (CONAC) e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Certificadoras (ABRAC). É o responsável pela auditoria dos sistemas de gestão de processos do IBRACEM e pelo processo de Acreditação junto ao INMETRO, fazendo parte da Diretoria com o cargo de Diretor de Qualidade.

  • DAYANA COSTA

    Engenheira de Alimentos, com pós graduação em gestão de pessoas, formada na Universidade Católica de Goiás, foi a principal executiva e responsável pelas operações do Instituto de Certificação Qualidade Brasil – ICQ Brasil, Organismo de Certificação acreditado pelo INMETRO para atuar com auditorias de terceira parte em Sistemas de Gestão e Produtos, referência em certificação de sistema de gestão da qualidade, destacando-se entre os principais líderes na certificação pelo PBQP-H em âmbito nacional. Em sua trajetória profissional no ICQ Brasil já ocupou os cargos de Analista de Certificação da Qualidade e Representante da Direção, sendo responsável pelo recrutamento e seleção de auditores, implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade baseados nas normas NBR ISO 17021, NBR ISO 9001 e PBQP-H/SiAC, dentre outras e realização de treinamentos internos. É especialista em implantação de sistema de gestão da qualidade baseado nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 17021, NBR ISO 17065, PBQP-H/SiAC; multiplicadora do curso de Atualização do Regimento de Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas e Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC e Auditora de 2ª e de 3ª parte de Sistemas de Gestão da Qualidade, baseado nas normas NBR ISO 9001 e PBQP-H/SiAC e responsável pela administração geral do ICQ-BRASIL, por delegação da Diretoria. Faz parte do Conselho Consultivo do IBRACEM, com o cargo de Vice Presidente de Certificação e Auditoria.

  • VITAL RIZZIERI

    Engenheiro Eletrônico, com MBA em Economia do Comércio Eletrônico pelo Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE/FEA-USP, Certificação em Teoria da Informação pela Escola de Engenharia Mauá, atuou por 05 anos como consultor da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), no desenvolvimento, gestão, processamento e análise de dados do Índice FIPE da Construção Civil e Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), com processamento e análise de dados estatísticos em nível nacional, além do planejamento da estrutura de pesos e participação de itens no custo de vida dos brasileiros. É Analista de Sistemas, consultor e desenvolvedor, com mais 25 anos experiência na área de Tecnologia da Informação, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais. Em sua trajetória profissional participou dos processos de modernização dos parques de informática do Banco Banespa, CESP e Metrô e gerenciamento de equipe de técnicos e desenvolvedores, com conhecimento em diversas tecnologias e certificações nas marcas Novell, Cisco, Sistemas de Energias SMS e Enermax, aplicativos e soluções nas plataformas Microsoft e Linux. É o responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de tecnologia e infraestrutura do IBRACEM, fazendo parte da Diretoria, com o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação.

 

Direito:

  • ALEXSANDRE ALMEIDA

    Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 340.842 - OAB/SP, com mais de 07 anos de experiência, tendo atuado na área jurídica de uma das maiores Redes de Shoppings Centers do País e como responsável, por mais de 03 anos, pelo departamento jurídico preventivo de empresa do segmento de investimentos imobiliários e hotelaria. É responsável por supervisionar e coordenar uma equipe de auditores para as operações de monitoramento e certificação do IBRACEM.

  • JULIANA SARAIVA

    Formada em Direito, com mais de 20 anos de experiência na área comercial e de investimentos imobiliários, especialista em vendas diretas, atuou em empresas de diversos setores e como sócia de empresas de consultoria e de investimentos, exercendo os cargos de gerente e diretora. Foi também Fundadora do IBRACEM.

 

Tecnologia:

  • ANDERSON SCHMITT

    Analista e desenvolvedor de sistemas, com mais de 14 anos de experiência, já atuou em empresas de diversos segmentos, coordenando projetos de tecnologia e desenvolvendo sistemas, especialista em C#, ASP.Net MVC, CSS, Javascript, jQuery, SQL Server e MySQL. Também desenvolveu e gerenciou projetos como consultor, programador e analista de sistemas. Atualmente é o responsável por desenvolver ferramentas estratégicas em TI, com alta performance, para a melhoria de processos no IBRACEM.