Qual a importância de monitorar a situação de regularidade dos Clientes?
Além de proporcionar relevantes benefícios para os clientes, o monitoramento irá contribuir efetivamente para:
Aumentar a eficiência na gestão de riscos negociais, especialmente de crédito, possibilitando identificar se o cliente está passando por dificuldades financeiras, viabilizando a adoção de medidas preventivas, se o caso;
Prevenção contra autuações por “vender” para uma empresa que possa ter sido recentemente “inabilitada” pelo fisco, situação em que, com certa frequência, a inscrição junto ao Órgão Competente é “cassada/revogada” com data retroativa, em virtude da regulamentação em vigor;
Prevenção contra de quaisquer situações que possam vir a comprometer as operações dos clientes em decorrência de possíveis problemas fiscais, tributários, jurídicos e trabalhistas, com potencial para afetar a liquidez financeira, o patrimônio, a administração do negócio ou o desempenho comercial;
Prevenção contra o risco de comprometimento do “ponto comercial” em virtude de Passivos Trabalhistas e Tributários, que poderão ser cobrados do sucessor no respectivo imóvel que vier a explorar a mesma atividade no local (artigos 10 e 448 da CLT e artigo 133 do CTN);
Ter a confiança de que está negociando com um cliente que administra seu negócio com seriedade, ética e adequado padrão de conduta.